sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Com uma 1/2 Dúzia de 3 ou 4 Tudo se Torna!

Em 1760 Mikhail Lomonosov publicou um ensaio que denominou " Lei da Conservação das Massas". Essa lei constituía-se da máxima filosófica:"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". No entanto, a obra não repercutiu na Europa Ocidental, cabendo ao francês Antoine Lavoisier o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama Lei de Lavoisier.
Criado há 3 ou 4 anos, o 1/2 Dúzia toma a Lei de Lavoisier como mote e transita por vários gêneros e ritmos e transforma, com irreverência, assuntos cotidianos em crônicas musicais que permitem ao espectador refletir sobre questões políticas e sociais enquanto dança, ou não.

Composto por 7 músicos e 3 ou 4 convidados, com uma bagagem onde se têm nítidas influências de vários gêneros musicais, o 1/2 Dúzia apresenta um "CD" com boas músicas, letras inteligentes e divertidas e se destaca com um show quase que teatral, sem personagens ou vozes principais e que consegue problematizar, divertir e interagir com o público ao mesmo tempo.

Ao ter como cerne a máxima de Lavoisier o grupo nos faz pensar que aquilo que é belo nunca mudou. Aquilo que sua estética realmente remete ao seu conteúdo, e esse tem por finalidade universalizar um problema humano ou uma angústia individual tentando resolver conflitos e ou preservar e desenvolver o intelecto não mudou. Mesmo que a sua estética mude, o conceito de belo não muda, pois não está preso a um padrão estético, mas sim a uma racionalidade humana, ainda que tenha muito de intuitivo e de abstração nesse meio todo.

O 1/2 Dúzia subverte a estética padronizada pela indústria cultural ao transformar uma linguagem musical de forma que nos faça pensar que o conceito de belo é muito anterior as nossas construções ocidentais herdadas e fundamentadas no eurocentrismo. Dessa forma desconstrói de forma belíssima a idéia de que a música foi inventada pelos alemães, ou renascentistas ou quem quer que valha e valoriza aspectos da música brasileira a fim de nos apresentar que a música natural, bela, universal, sensível, forte, verdadeira e que persegue o infinito não foi criada e nem se perdeu, mas hoje ele se torna instigante e agradável nas mãos de uma 1/2 Dúzia de três ou quatro querendo agregar mais pessoas nessa transformação.

Entrem no site
http://www.meiaduziade3ou4.com/

Eles disponibilizaram o cd inteiro pra download, inclusive com um arquivo em pdf com o encarte do cd. O Site é super bacana, fiquem atentos para as animações, passem o mouse em cima e cliquem, é uma surpresa atrás da outra!rs

Nenhum comentário: